Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Que seu primeiro amor seja vc!!!



Depois de meses sem um post decente (ou seja, sem ser "na carreira") resolvi postar, como sempre fui olhar 1º minha lista de possíveis temas e + uma vez vou de algo que não está nela. Estive pensando sobre o modo de pensar de cada pessoa, em como todos somos diferentes embora estejamos todos, de certa forma, no mesmo barco (todo mundo vai morrer um dia, né? então pronto...), e que, ainda assim, queremos nos encaixar em grupos ou categorias a vida toda (até o blog tem categorias, rs...) ou seja lá qual nome queiram dar. Nesse ínterim, muitas vezes acabamos renunciando a nós mesmos e aquilo que nós somos e acreditamos só p/ poder se encaixar, se sentir + à vontade e tal. Juntando tudo isso c/ uma revista de moda que folhiei chego no tema desse post que é auto-estima (é incrível que, como tudo na vida, também isso, se o auto-estimado estimar-se em excesso tb ñ vai ser uma coisa boa tanto qto se menosprezar-se o tempo todo, vira narcisismo, mas vamos por partes _foi horrível esse "auto-estimado estimar-se em excesso", mas, de verdade, o que importa p/ mim é que v6 entendam do que tô falando e que consiga passar minha idéia_).

Quando criancinhas, aprendemos a amar a mãe, o pai, Papai-do-céu (dependndo de cada família, claro), tios, primos, amiguinhos e a ser legal c/ todos q forem legais c/ vc a exceção de estranhos _claro q existe um limite p/ ser legal, mas falemos de modo geral_ e todos querem disputar um lugar no coraçãozinho daquela nova criaturinha q habita o mundo e q, ops, é vc! Embora vc nem faça muita idéia do que a idéia de "vc", "eu", "individualidade" e todo o resto, vc se esforça p/ agradar seus pais e tudo que quer é aprender e descobrir coisas novas. Aí depois vc cresce, aprende a ler, escrever, seu mundo se amplia, e vc consegue ter "melhores amigos" + duradouros q uma semana pq vc já ñ muda taaaanto de opinião assim. É, muitas vezes, nessa fase, que as crianças começam a ser vítimas de bullying o q, com certeza atrapalhará na construção da sua auto-estima e de quem elas são no mundo. Interrompendo a historinha, posso até estar errada, mas talvez fosse esse o momento de termos noção do nosso valor, talvez de uma forma + light, tvez lúdica, ñ sei ao certo, ñ sou psicóloga _afinal são crianças_ mas não apenas como instinto de sobrevivência, auto-preservação de eventuais coleguinhas do mal q vc tenha, mas talvez como p/ plantar uma semente p/ um futuro não muito distante onde a tal da auto-estima é fundamental:a adolescência.

Muitas vezes apontada tanto como a melhor como a pior época das nossas vidas, a adolescência c/ certeza é uma época de contradições e descobertas e é principalmente nesse tempo q nossa auto-estima é aquela coisa esbranquiçada _acho q meio transparente seria melhor..._, incerta, dúbia, pq ñ depende só de nós, mas do "bando" _se é q dá p/ chamar assim, rs..._ c/ quem a gente anda aprovar. Desdo mínimo acessório até a cor de cabelo ou fazer esse ou aquele programa, quantas vezes ñ vi meninas e meninos desistirem de algo que gostavam só p/ ñ ficar de fora do contexto, ñ ser o(a) esquisito(a) e ser deixado de lado pelos amigos? Tb eu já mudei muiiiiiiito de opinião devido à opinião dos outros, e, principalmente, nessa fase aí. Apesar disso, tb acho q essa é a época q vão ser + condescendentes c/ a gente c/ os erros e tudo o +, pq, qq coisa, muita gente vai dizer: "ah, ele(a) é jovem, ñ sabe o q quer da vida ainda, jovem é assim mesmo..." e acaba, desculpando os erros dos teens até fácil demais. Bom, acho q dá p/ se aproveitar disso de uma forma saudável e experimentar muitas coisas p/ descobrir quem vc realmente é, d q gosta, seu estilo e tal _alto lá c/ esse "experimentar", fique bem claro q ñ tô incentivando ninguém a sei lá, usar drogas, ser promíscuo e coisas afins, e, independente d quem vc seja, c/ certeza deve ter lá seus valores, então, o q quero dizer de "experimentar" é experimente, mas condizente c/ o q vc acredita, é como nas propagandas de cerveja "aprecie c/ moderação", ok?_, afinal, errando que se aprende, não é? Então se todo mundo ficar c/ medo de experimentar, sei lá, de ousar um pouquinho pq os outros vão pensar assim ou assado, tvez vc nunca saiba quem vc é ao certo, ñ acha? E aí como fica a construção da sua auto-estima na vida adulta? Bem mal, imagino... Ouvir a opinião dos outros é legal em todas as fases da vida, às vezes a opinião de alguém de fora pode ajudar, e muito, a resolver um problema, seja ele qual for. Mas daí a só decidir as coisas c/ base na opinião alheia, a abrir mão d q vc gosta _ou até d quem vc gosta, tem gente q chega a esse ponto_ ou d quem vc é só p/ poder ser o(a) popular ñ é saudável. Vai chegar uma hora q simplesmente vc vai querer jogar tudo p/ alto e mandar todo mundo pras cucuias e aí danou-se tudo! Antes de chegar nesse ponto, seja vc adolescente ou ñ, é melhor mudar de atitude e encarar o mundo de outra forma.

Chegando na fase adulta, uma vez ouvi uma colega dizer que timidez depois dos 25 anos é doença, q ñ é normal. Na hora, embora ñ concordasse c/ ela (q nem tava conversando comigo, mas tava muito perto então ñ dava p/ ñ ouvir, rs...), ñ pude deixar de pensar "q bom q ainda ñ tenho 25" _embora ñ seja + tímida como antigamente, acho q soh uma extrovertímida, muitas situações desenrolo fácil, mas outras a velha timidez ainda bate, rs..._ p/ depois, refletindo c/ + calma, pensar q absurdo o q ela falou e o q eu pensei na hora. Nem toda timidez depois dos 25 é doença e tb ñ devia ter me deixado levar por tal forma de pensar. À essa altura vc deve estar pensando, "o q tem timidez a ver c/ auto-estima?", mas é q resolvi abrir um "parênteses" (q ñ teve parênteses nenhum, rs...) p/ dar um crédito p/ tímidos, pois tem muita gente q acha q timidez é sintoma de baixa auto-estima o q, acredito, nem sempre seja verdade. É possível, sim, alguém ser tímido pq ñ se ama o suficiente, por achar q faz tudo errado, q nada lhe cai bem, etc... Mas tb acho q existe outro tipo de tímido e q a timidez simplesmente reflete decoro, discrição, contenção de pensamentos ou atitudes ou até vergonha pelos outros (ou por si próprio, acho plausível q alguém possa se amar de verdade mas, em determinada situação, achar q ñ merece tal elogio ou então ñ queira chamar atenção p/ sua pessoa _ok, aí caí na discrição de novo, rs..._). Então, tímidos aí afora, ñ deixem q encaixem vc no 1º tipo _deixei claro q se encaixa no 2º, rs... ;)_, ou, se for o caso do 1º, tb ñ é caso d ser + uma coisa p/ se envergonhar, acho q um bom profissional pode ajudar bastante.

Tb na velhice, como na adolescência, acho q a auto-estima tvez fique abalada _embora ñ tanto_, já que qdo se sente velho, dependente dos outros, esquecido(a), limitado(a) fisicamente, o q for, as pessoas tendem a se acharem estorvos e, conseqüentemente, diminuir o valor que lhes é merecido (ainda + numa sociedade como a nossa, q vc é o q vc tem, e p/ vc ter vc tem q produzir, então, s vc ñ produz, é um inútil _pelo - é o q querem q pensemos_). Embora ñ esteja nessa fase da vida, se vc leitor(a) se encontra nela, pense em tudo q vc fez ao longo de toda sua vida, na família, filhos, no trabalho, sei lá, nas árvores q vc plantou _se ñ plantou, ainda dá tempo!!!_, nos livros q vc escreveu (ou posts d blog ou receitas, ou qq outra coisa, rs...) , nos lugares "mara" q visitou, nas pessoas q conheceu e ao pensar "será q foi tudo inútil?" tenho certeza q a resposta será não!

Por fim, acho q, independente d qq fase da vida, todo ser humano tem q se amar, em primeiro lugar mesmo _ok, p/ mim esse primeiro lugar significa abaixo de Deus e tb de Nsa. Sra., mas tb ñ dá p/ esperar q todo mundo concorde comigo..._, quer um conselho? Q o seu primeiro amor seja vc mesmo(a)! Parece louco, mas ñ é, ñ é um culto, sei lá à beleza, aparência, ou "ah, eu sou o máximo! Olhem p/ mim, quantas qualidades!!", ñ é nada disso, mas antes, q seja uma viagem no seu "eu" interior, de auto-conhecimento, algo q só vc pode fazer por vc mesmo, se pergunte _se é q já ñ fez isso_ o q gosta de comer o q ñ gosta, o q vc tá a fim d vestir semana q vem p/ aquela festa super-cool do findi q vem, os lugares q queria conhecer, a profissão q quer seguir, as atitudes q vc quer q as outras pessoas tenham contigo e q tem q começar vc próprio(a) a começar dando o exemplo, etc... Aos poucos vc vai descobrindo, se conhecendo, e se gostando, afinal ñ dá p/ amar aquilo q ñ conhece, certo? Nem mesmo a si próprio(a). E às vezes, simplesmente desconsidere a opinião dos outros, siga seu bom-senso, sua vontade,se vc for razoavelmente normal, aposto q vai dar certo, rs... Posso até citar um exemplo pessoal, passei a vida inteira achando q tinha uma testa enorme, minha mãe sempre me disse isso, tinha uns penteados suuuuuper-legais q queria fazer e q desistia p ñ ficar aparecendo a bendita testa (topetinhos, o penteado dos elfos, etc...) até q, uns meses atrás, resolvi olhar bem p/ minha testa e sabe d uma? É perfeitamente normal. Conheço gente q tem testa grande e a minha é normal. Desde então, me joguei de cabeça nos penteados in do momento e tô muito feliz c/ o resultado, já fui até elogiada (impossível ñ ficar glam c/ o penteado dos elfos!! Muito simples gente, só prender a franja p/ trás no alto da cabeça c/ um tic-tac, prático, fácil e ainda te salva em dias q vc tá c/ o cabelo sujo ou bad hair day)!! Já pensou s ñ tivesse arriscado? Nunca teria sabido, ia me achar uma azarada como a única garota q ñ pode usar esse tipo de penteado. Minha mãe continua dizendo a mesma coisa, mas sabe o q eu fiz? Falei p/ ela, "mãe, resolvi assumir minha testa, e sabe de uma? Tô a-do-ran-do!" _já q p/ ela, continuo c/ a testa grande, só virei cara-de-pau, kkkkkkkkkkkkkkkk.... Sei q é um exemplo bem light, mas isso pode ser em relação a váaaaaarias coisas da vida de cada um, no dia-a-dia a gente vai descobrindo. Hoje me sinto + à vontade comigo mesma e segura o suficiente p/ sustentar certas opiniões, modo de vestir, o q for _mas ñ, eu ñ soh a "mulher-de-gelo", totalmente indiferente à opinião dos outros_, mas de verdade, tudo usando o bom-senso, e penei muiiiiito p/ conseguir ficar assim, já me senti muito insegura em relação a tantas coisas e tal. P/ mim, sabe o q funcionou? Além do fato de Deus me amar do jeitinho q eu sou desde sempre _o q é o máximo! ^^_ e do apoio d pessoas queridas foi o amor-próprio q me salvou d ser uma infeliz de marca maior. E isso vale p/ todo mundo!!! Como vc vai amar os outros se nem consegue se amar? Como quer q t amem s vc mesmo(a) ñ se valoriza? Ñ dá p/ ter amigos d verdade ou um namoro saudável ou ser feliz no trab sem isso é básico!!! Fora q é suuuuper-sexy quem se ama e s dá o valor, vc fica + seguro(a) e tal, rs... Pense q é, talvez, no q vc pensa/age diferente dos outros é q vc é unico(a), especial, é sua marca-registrada no mundo, vai querer abrir mão dela p/ ser igual a todo mundo, + 1 na multidão? Mais uma vez, desejo q seu eterno primeiro amor seja vc!

Bjos

;***

PS: gente, se, em alguns momentos usei umas palavras + rebuscadas, foi mals, mas a culpa é de Razão & Sensibilidade, tô em pleno séc. XIX, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário