Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

28/8: Dia Nacional do Voluntariado



Escolher o tema p/ um novo posto foi fácil, na verdade, só estou postando hoje pq o tema "veio" até mim, rs... Descobri por um acaso q hje é o dia Nacional do Voluntariado, e passei a semana toda pensando "sábado eu vou postar sobre isso. Sáb eu tenho q postar sobre isso", rs... Pensei em começar de quando surgiu esse dia. Pois bem: o dia nacional do voluntariado foi instituído em 28/08/1985 através da lei 7.352, sancionada pelo presidente da época, José Sarney. O objetivo da data é "buscar, reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade" (http://www.unerj.br/blogbiblioteca/?p=796). Acho louvável a iniciativa, pois, embora ache q dia de fazer trab. voluntário ñ deva ser só uma vez no ano, pelo menos é uma forma de reconhecer o trab. das pessoas q se doam um pouquinho pras outras q precisam e tb serve como incentivo p/ aqueles q têm vontade de fazer algo pelos outros mas ñ sabe nem como começar. Resolvi então, prestar minha humilde contribuição na divulgação desse dia trazendo p/ v6 alguns projetos e trabalhos voluntários q sei q valem à pena. Sem + blábláblá, vamos a eles:

-> Sonhar Acordado: 

"O Sonhar Acordado é uma organização internacional, sem fins lucrativos, baseada essencialmente no voluntariado jovem, independente da religião ou afiliação política. Trata-se de um grupo de jovens, estudantes e profissionais das mais diversas áreas, que buscam dar o melhor de si, para alcançar o desenvolvimento da sociedade por meio de ações positivas no âmbito cultural, socioambiental, recreativo e esportivo". Entre as atividades desenvolvidas, a mais conhecida é o "Dia do Sonho", uma vez a cada seis meses a ONG promove um grande encontro, tipo uma festa em q os jovens passam a tarde brincando c/ crianças carentes. Pode ser num parque (aqui em Recife já teve no Mirabilândia, em SP soube q já teve no Hopi Hari), numa escola q no dia estatrá devidamente decorada, onde se desenvolverão atividades, jogos, brincadeiras, às vezes apresentações culturais e onde cada voluntário deve passar pras suas crianças valores como amizade, sinceridade, respeito, solidariedade, entra outros. Já participei do Dia do Sonho, é uma experiência única e inesquecível, vale à pena ver o sorriso no rostinho de uma criança, fora q é só uma tarde (de domingo) a cada 6 meses!! Existem outros programas, v6 podem encontrar + informações nos sites:

 http://www.sonharacordado.org.br/

http://sonharrecife.wordpress.com/ 

Twitter: @SonharRecife (http://www.youtube.com/watch?v=vdNi9WuvavQ)

Vídeo do último Dia do Sonho (o tema foi Copa dos Sonhos): http://www.youtube.com/watch?v=vdNi9WuvavQ

-> Doação de sangue e medula óssea:

Basta ir num hospital da sua cidade que tenha banco de sangue e doar (aqui em Recife tem o Hemope)_ ok, ñ é tão simples assim, existem umas condições p/ ser doador, como ser maio de idade, pesar + de 50kg, ñ ter certas doenças... Nos sites v6 podem se informar melhor_ e quanto à medula óssea, tb aqui na cidade, sei que o Jayme da Fonte recolhe e o HLA Diagnósticos Ltda (Rua Gonçalves Maia, número 116, Boa Vista. Fica ao lado do Consulado Americano) tb. Basta recolher uma pequena amostra do sabgue da pessoa tb qto a médula. Imagino q, se for compatível c/ alguém, seja necessário fazer uma punção, o q ñ deve ser o processo + agradável do mundo, pelo  ouvi falar é doloroso, mas é rápido e acho q compensa pelo fato de saber q está se ajudando a salvar uma vida, né?

http://www.hemope.pe.gov.br/

http://www.cirilovelosomoraes.com.br/2009/06/18/doacao-de-medula-ossea-voce-pode-salvar-muitas-vidas/

http://www.transplantes.pe.gov.br/

http://www.sliba.org.br/hemosdoa.html

-> Juventude e Família Missionária:

"Juventude e Família Missionária é uma organização internacional do Movimento Regnum Christi, formada por jovens e famílias católicas, que busca colaborar com os Pastores da Igreja na Nova Evangelização da sociedade através da ação missionária, seguindo o mandamento de Cristo: «Ide por todo o mundo e anuncia o Evangelho» (Mc. 16, 15)". Sou particularmente apostolada pela JM, como carinhosamente chamamos esse apostolado, e, como missionária q sou, posso dizer q é indescritível a sensação e as emoções despertadas. Sâo coisas q vc guarda p/ vida toda. Ninguém volta o mesmo de uma missão. Em tempo, já fiz missões mas como leiga, antes q a galera se assuste pensando q são meses ou anos (até existe essa possibilidade, mas dentro do Movimento Regnum Christi chamamos de colaborar, e só faz isso quem quer, quem se sente chamado p/ tanto) as missões, no máximo, duram 4 dias e acontecem umas duas vezes no ano ou até mais, dependendo da necessidade dessa ou daquela cidade e da disponibilidade do apostolado.

http://cristoreinosso.blogspot.com/2010/01/juventude-e-familia-missionaria-2010.html

http://www.demisiones.com/brasil/documentacion/

http://infanciaajm.blogspot.com/

-> NACC:

O NACC (Núcelo de Apoio à Criança c/ Câncer) funciona desde 1985 "oferecendo suporte aos serviços de oncologia pediátrica da Cidade do Recife, através de apoio às crianças carentes em tratamento na cidade e seus familiares". Vc pode ajudar sendo um voluntário ou fazendo uma doação:

http://www.nacc.org.br/ajuda/ajuda_voluntariado.shtml
http://www.nacc.org.br/ajuda/ajuda_doacoes.shtml

-> Mc Dia Feliz (28/8):

Falando no NACC, o MC Doanld´s promove todo o ano o Mc Dia Feliz, como muitos de v6 já conhecem. Basta ir na Mc donald´s + próxima da sua casa e comprar um Big Mac ou uma oferta que metade do valor tanto de um como de outro irá p/ o NACC. É uma forma gostosa de ajudar, ñ acham? No 1º link v6 podem ver a programação do Mc dia Felzi nos restaurantes de Recife:

http://www.nacc.org.br/noticias/ATRACOES_NACC_DIA_FELIZ_LOJAS.pdf

http://www.instituto-ronald.org.br/

Achei uma reportagem muito interessante sobre o assunto e aqui vou destacar apenas alguns pontos dela (o link vem logo a seguir). Quem quiser ser voluntário aqui em Recife pode  "procurar a Diretoria do Voluntariado, ligada à Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) da Prefeitura do Recife. Lá, existem cerca de 2.500 voluntários cadastrados, dos quais cerca de 200 são jovens entre 18 e 23 anos, que estão atuando em projetos e campanhas sociais". "Ser voluntário tem várias vantagens. A secretária da SDHSC, Karla Menezes, destaca o fato dele ganhar a possibilidade de aperfeiçoar a atividade que desenvolve. “Além de ter a oportunidade de interagir com outros grupos sociais”, afirma."

http://www.pernambuco.com/fanzine/anteriores/070709/materia.html

Tb vou deixar o link de uma reportagem que fala de voluntários que mudaram a vida de crianças e adolescentes contando histórias:

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidadania/solidariedade/2009/12/02/NWS,503349,25,288,NOTICIAS,766-VOLUNTARIOS-MUDAM-VIDA-CRIANCAS-ADOLESCENTES-CONTANDO-HISTORIAS.aspx

http://www.slidefinder.net/m/modelo_link/5115242

Bom, gente, é isso, espero q algum desse links seja útil p/ v6 e, quem sabe alguém ñ resolve fazer algum tipo de trabalho voluntário. Acredito q está nas nossas mãos fazer a diferença por um mundo melhor e q todo dia é dia de tentar e fazer um pouquinho. Q todos os dias sejam dia de ser voluntário, ñ dedicando todo o tempo p/ esses ou outros projetos, pois todos temos nossas vidas, problemas e afazeres, mas q possamos, no nosso dia-a-dia, ñ esquecer q estamos lidando c/ um próximo q merece tanto respeito qto nós mesmos merecemos, seja ele(a) diferente ou ñ. Vc vai estar "fazendo trab voluntário" qdo ajudar uma velhinha a atravessar a rua, qdo ceder lugar no ônibus p/ alguém mais velho ou doente, qdo ñ sair atropelando os outros na fila ou mesmo qdo se oferecer p/ ajudar alguém e dizendo "por favor", "obrigado","c/ licença" _as palavrinhas mágicas, como se diz pras crianças, rs..._. Q esse espírito de caridade e amor que é o cerne de todo e qualquer trabalho voluntário voluntário seja também o espírito de doação e entrega q levemos sempre em nossos corações em nossos afazeres no dia-a-dia.

P/ terminar, vamos comer big Mac, meu povo, pq hje é o Mc Dia Feliz, hje dá p/ comer Mc sem culpa e sabendo ainda q tá ajudando, legal, né? ;) Ótimo fds, bom trab voluntário e bom big mac!! kkkkkkkkkkkkk...

;***

Um comentário:

  1. Muito bom! Vou divulgar no meu twitter também para que as pessoas também possam ser voluntárias :) parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir