Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RI0 20!6

[caption id="" align="aligncenter" width="339" caption="De cidade aspirante a sede das Olimpíadas de 2016, agora é esperar o logo oficial."]De cidade aspirante a sede das Olimpíadas de 2016, agora é esperar o logo oficial.[/caption]

Tinha outros temas p/ postar mas c/ a vitória do Rio como sede das Olimpíadas de 2016 resolvi falar sobre o assunto. Engraçado q, p/ tratar sobre isso, ñ consigo deixar de pensar numa balança (ponderando os prós e contras), numa moeda c/ suas 2 faces (aliás, q tal "O" Duas Faces, um dos vilões do último filme do Batman e q já foi eliminado no msmo filme, rs... Vilão msmo era o Coringa do Heath Ledger _q Deus o tenha!_, aí sim! Eu nunca tive medo do coringa mas do dele eu tive, sério... Ops, voltando pq o post ñ é sobre isso, sorry), ou até no título daquela novela das 8 _q passa às 9_, Duas Caras. Explicando, no dia q sairia o resultado, de manhã, no curso, o pessoal comentava sobre a candidatura do Rio, uns diziam q estavam torcendo, outros ñ, mas consenso geral era q todo mundo achava (achava ñ, tinha certeza, inclusive eu) q se o Brasil ganhasse iria ter muito desvio de dinheiro, q ia ser uma robalheira daquelas, e por aí vai.

Confesso q ñ tinha dado muita atenção ao tema até o dia decisivo e  qdo cheguei em casa, minha mãe tava c/ a tv ligada assistindo a votação, ñ fiquei assistindo mas ouvi qdo ela gritou comemorando a vitória carioca e de todos os brasileiros e fiquei feliz também. Aí eu fui resolver umas coisas na web e, coloquei no meu msn uma msg comemorando a vitória do Brasil e conversei um pouco c/ um amigo, q ñ parecia compartilhar da minha felicidade momentânea pela escolha do nosso país. Ele me falou de vários estádios cariocas _q eu nem sabia q existia, pois nunca fui ao Rio e nunca me dei ao trabalho de procurar (até ele falar e eu ficar curiosa, né? rs... ;) ), inclusive de um q foi construído recentemente p/ o Pan e q ia virar estacionamento, o Maria Lenk, e q tinha custado uma fortuna, um elefante branco da vida, sabem? Ele comentava as despesas que o Brasil ia ter p/ alcançar os padrões das Olimpíadas e tal. E, um outro amigo meu tweetou +- o seguinte: "Um país que ñ tem nem condições de organizar o ENEM sediar uma Olimpíada." Tb ñ entrando no mérito da fraude do ENEM, de certa forma, ele está certo, e o meu outro amigo do msn tb (tanto é q o Japão, país de primeiro mundo q é, deixou bem claro q ñ queria as Olimpíadas por lá, alegando q o gasto é muito grande (e é mesmo!!)), só q pensem aqui comigo um instante: independente do que os dois pensam, ou do que eu penso ou você que me lê, o Rio já foi escolhido e é fato, por + q meu amigo fique emburrado (e eu nem sei se ele ficou, nem eu nem ele tava c/ webcam), ou q todos estejamos prevendo mil futuros desvios de verba por conta disso (e tb da Copa do Mundo de 2014 (aliás, já ouviram falar do estádio q vai ser construído em São Lourenço da Mata? Dizem q será + um elefante branco...), nenhum indignação vai mudar isso então eu pensei: "O q é melhor: ficar sofrendo desde já, de véspera feito peru por algo q ainda nem aconteceu e q ñ sei exatamente como vai me afetar e as pessoas q conheço (e as pessoas de bem q ainda existem nesse país), ou temporariamente, me contentar c/ essa felicidade instantânea, tipo euforia-pós-consumo-de-chocolate, q está contagiando o país inteiro, em especial os cariocas, q deixou nossos atletas tão felizes, q, por uns momentos, pode ter feito tantos esquecer dos problemas, simplesmente feliz pq, quem sabe, poderá ver as Olimpíadas ao vivo pela primeira vez (gente, ñ tô falando d mim, prefiro ñ fazer planos a tão longo prazo, afinal, a gente ñ sabe nem o dia d amanhã q dirá daqui a 7 anos, né? P/ mim, futuro a Deus pertence, agora é viver...) e tantos outros benefícios q poderá trazer p/ Brasil (se a coisa for feita direito, pode passar uma boa imagem que pode significar futuros investimentos de empresas estrangeiras, o preço de hotéis e pousadas no Rio vai baratear...)?" .

Sinceramente, me desculpem os pessimistas, mas fico c/ a última opção. Não, eu não sou alienada e ñ vivo no lindo mundo da imaginação, sei q a corrupção corre solta por esse país, q todas (ou pelo menos as daqueles em q os investigados estão bem articulados, cheios de contatos e influências, ou seja, a grande maioria) as CPI´s acabam em pizza, q a maioria só quer saber d encher seu próprio bolso e tudo o mais (tanto q postei sobre o jeitinho brasileiro de levar vantagem em tudo semanas atrás, lembram?). Só q eu, como brasileira q sou (felizmente ou infelizmente?), tenho o direito de ficar feliz com a conquista, pelo menos por enquanto, e isso é uma coisa q admiro nos brasileiros _ "Eu sou

[caption id="" align="alignleft" width="320" caption="Marco Pigossi, o Cássio da novela das 7 (dono do bordão " tô rosa-chiclete,perua!")"]Marco Pigossi, o Cássio da novela das 7 (dono do bordão  tô rosa-chiclete,perua!)[/caption]

brasileira e ñ desisto nunca!!!"_, a fé e o otimismo. Pois é, quem sabe daqui a alguns anos, as coisas ñ melhoram? Seria preciso um super-milagre, Deus teria q dedicar especial atenção a esse nosso país e, por meio do intermédio de nossa padroeira, N. Sra. de Aparecida,  ia precisar acender as lamparinas do juízo dos poderosos q aí estão., mas quem sabe?*"Miracles happen once in a while when you believe..." . Por enqto, sugiro q continuemos fazendo nosso milagrinho de cada dia, dando conta das nossas obrigações, orientando nossos filhos p/ o bem _ou dando bom exemplo p/ outros msmo_, e se puder fazer alguma coisa p/ mudar o mundo começe logo (pode ser plantar uma árvore no quintal até), q aí o tempo passa bem depressa e a gente vê o q acontece qdo chegar em 2016. Ñ c/ pressa, ñ antes do tempo, sem ver tudo cinza-chumbo (prefiro "rosa-chiclete", como diria Cássio, da novela das 7, rs... ^^), sem fechar a cara... Até pq cara feia dá ruga!! ;)

Então q venha Rio 2016!!! Viva a Cidade Maravilhosa!!!

Bjos e ótima semana a todos

;***

* trecho da música "Miracles Happen" de Myra, do Diário da Princesa (http://www.lastfm.com.br/music/Myra/_/Miracles+Happen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário