Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Hora de Maria: Fora Rede Record, o Brasil é Católico!

Gente, a Record tá fazendo campanha contra a JMJ aqui no Brasil em 2013, a solução? Fazer campanha contra a Record!! E rezar também, claro. Vamos divulgar o máximo possível nas redes sociais, ok? #brasilsemtvrecord

http://www.ahorademaria.com/2011/12/fora-rede-record-o-brasil-e-catolico.html#comment-form

A Hora de Maria: Fora Rede Record, o Brasil é Católico!: Amigos, leitores e seguidores, Salve Maria Imaculada! Neste dia em que comemoramos a Virgem de Guadalupe, gostaria de contar com a ...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Apóie o Site da Fome



Recebi o seguinte e-mail (vale à pena divulgar):

  "O Site da Fome  é um guia de defesa da doação de alimentos. Há tantas pessoas passando fome e o Site da Fome não só conscientiza, como principalmente explica como você pode ajudar: ele informa uma série de instituições onde você pode doar e além disso aceita o cadastro de instituições.

Como você pode ajudar (fazendo pequenas ações)

- Colocando um banner do Site da Fome em seu site (como nós fizemos em nosso blog!);
- Fazendo um post em seu blog;
- Falando para os seus amigos da importância de doar (encontre argumentos aqui);
- E doando, é claro ;-)


  Doe alimentos
Este ato transforma vidas.
Não podemos permitir que nossos semelhantes morram de fome, enquanto nossas mesas são fartas.
O Brasil é um dos países que mais se desperdiça alimentos em todo o planeta. Portanto vamos mudar esse quadro, porque alimentar um faminto não é um ato de educação, e sim de humanidade e cidadania.
Segundo estudos da PNAD (Pesquisa Nacional de amostras de Domicílios) se cada brasileiro doar 14 reais por mês a fome seria erradicada do pais. Mas o nosso apelo, não se baseia na arrecadação de dinheiro, e sim da própria comida, do alimento, recurso básico para a sobrevivência do homem"

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Paróquia das Graças: Crisma 2011 - inscrições abertas!

Pessoal, tornemo-nos soldados de Cristo!! A hora é agora, amanhã à tarde começa o Curso Preparatório de Crisma da Paróquia Nossa Senhora das Graças,no bairro das Graças. O curso é condensado (de agosto a dezembro), e é bem completo. Divulguem, chamem seus amigos, conhecidos, inimigos p/ fazer o Crisma, pois o chamado é p/ todos. Maiores informações, cliquem no link abaixo: "Alguém chama, Ele te ama..."

Paróquia das Graças: Crisma 2011 - inscrições abertas!: "Baixe a ficha de inscrição clicando aqui! (em seguida, é necessário clicar em 'download, no topo da página, para preenchê-lo) Para efetiva..."

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mt 12, 46-50: Comentário de Santa Teresa do Menino Jesus



Comentário ao Evangelho do dia feito por Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897)
Carmelita, Doutora da Igreja - Carta 142

«Todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai [...], esse é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe»
«Os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos diz o Senhor» (cf. Is 55,8). O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas antes em receber e amar muito. Está dito que a felicidade está mais em dar do que em receber (Act 20,35), e é verdade, mas quando Jesus quer tomar para Si a doçura de dar, não é delicado recusar. Deixemo-Lo tomar e dar tudo o que quiser; a perfeição consiste em fazer a Sua vontade, e a alma que se entrega totalmente a Ele é chamada pelo próprio Jesus «Sua mãe, Sua irmã» e toda a Sua família. Aliás, «se alguém Me tem amor, há-de guardar a Minha palavra; e o Meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada.» (Jo 14,23). Oh, como é fácil agradar a Jesus, deleitar o Seu coração; basta amá-Lo sem olharmos demasiado para nós próprios, sem examinar excessivamente os próprios defeitos [...].

Os directores espirituais fazem-nos aproximar da perfeição levando-nos a praticar um grande número de actos de virtude e têm razão, mas o meu director, que é Jesus, não me ensina a contar os meus actos; ensina-me a fazer tudo por amor, a não Lhe recusar nada, a estar contente quando me dá ocasião de Lhe mostrar que O amo, mas isso acontece na paz, no abandono; é Jesus que faz tudo e eu nada faço.

Jesus dá aos Seus discípulos o poder de curar os corpos, esperando confiar-lhes o poder, muito mais importante, de curar as almas. Observa como Ele mostra, simultaneamente, a facilidade e a necessidade desta obra. Efectivamente, que diz Ele? «A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos.» Não é para a sementeira que vos envio, mas para a colheita. [...] Falando assim, Nosso Senhor incutia-lhes confiança e mostrava-lhes que o trabalho mais importante já tinha sido realizado

terça-feira, 28 de junho de 2011

Quer servir a Deus mas não sabe como? Vem trabalhar c/ a gente na Crisma das Graças!!!


Caríssimo(a) crismado(a),

Como anda a vida?
Esperamos que muito bem, porque está chegando o momento de servir a Deus no Curso Preparatório para a Crisma das Graças! Viemos aqui para te convocar a trabalhar conosco na crisma deste ano afim de dar uma humilde resposta para Cristo, por tudo o que Ele nos dá e o quanto Ele nos ama.

Caso você tenha gostado do curso, contamos comvocê para chamar todos os seus amigos e familiares que ainda não são soldados de Cristo para viver esta experiência fantástica de conhecimento e amor de Deus, caso não tenha gostado, contamos contigo para chamar todos os teus inimigos e pessoas que você não gosta para fazer o curso de crisma da igreja das graças 2011.

Deus e nós estamos esperando por você, não se esqueça de chamar todos os teus conhecidos para fazer a crisma e viver o que você viveu!

Se você quer trabalhar conosco na Crisma deste ano, mande-nos um e-mail e comece a se preparar: só serão admitidos candidatos que fizerem 12 km em 6 minutos, 20 metros de escalada em 2 minutos, atravessar região alagada com fuzil e mochila sem esmorecer...OU rezar e querer tão somente agradar a Deus neste humilde serviço! ;)

E já temos encontros marcados! Pegue papel e caneta:

- 02/07 das 15:30 às 18hs, no Salão Paroquail das Graças: 1° encontro com a Equipe CPC 2011
- 10/07: Dinâmicas de Grupo
- 24/07: nosso Retiro Espiritual.

É impreterível a participação em todos os encontros, exceto sob conversa com a equipe, tá gente?
E então? Terço na mão, joelho no chão e Crisma na missão?

Pedimos desde já a todos suas orações, para que tudo seja feito por Deus somente, e a Ele entregue pelas mãos de Maria Santíssima.

Mais uma vez: Convidem todos os não crismados que vocês conhecem para participar dacrisma que você irá trabalhar!!!

Estamos esperando vocês! :D

Fiquem com Deus e Maria, abraço grande!
Núcleo CPC

domingo, 26 de junho de 2011

Frutos Podres do Feminismo


Pessoal,

uma amiga passou um mail comentando de um texto que ela leu no blog de um médico do RS que vale à pena transcrever aqui:




"Nesse último domingo, estava eu e minha esposa assistindo televisão, e como é de costume, eu não encontrava um programa decente. Aos domingos à tarde, há umgrande número de programas de auditório; e nestes observamos um grande númerode dançarinas semi-nuas, além de apresentadoras e/ou convidadas commicrovestidos, microsaias, microblusa, etc... Será que essa é a dignidade com a qual toda mulher sonha? Expor as partes mais nobres e belas de seu corpo,incitando a imaginação masculina é um fruto louvável da tal"conquista" feminista?

Hoje,observamos por toda parte quão é agredida a dignidade da mulher. Nas bancas de jornais vemos inúmeras revistas expondo seus corpos. Em Belo Horizonte, há aomenos 3 jornais que colocam mulheres semi-nuas na primeira capa. É uma forma de atrair o homem pelo desejo, pela fraqueza da carne; pois disse Nosso Senhor: oespírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26,41). Nessas mesmas bancas há uma exposição massiva de revistas pornográficas; elas não ficam escondidas, masàs vistas, como iscas para atrair os consumidores. E, no final, todos acham absolutamente normal; inclusive as próprias mulheres. "É arte", dizem algumas.

Há um ditado pernicioso que diz que o que é bonito, é para se mostrar; eu, porém,digo que o que é belo no corpo feminino, é para ser guardado. Assim como ostesouros, as nossas relíquias, os nossos bens de valor são guardados em cofres,baús; assim se deve proceder com o corpo da mulher, até o momento oportuno,onde poderá compartilhar suas riquezas com aquele a quem jurou fidelidade diantedo Altíssimo.
As feministas venderam uma "verdade" bem traiçoeira. Incitaram asmulheres a saírem dos lares, evitarem os filhos, abortarem, divorciarem,abandonarem sua vocação para serem "iguais" aos homens. Mas como serem iguais, se são tão diferentes, meu Deus?! Ambos tem papéis diferentes nasociedade, conforme a natureza de cada um.

Elas entraram no mercado de trabalho, estão galgando postos cada vez mais altos nomeio empresarial, político e científico. E tudo isso às custas de quê? Nosso Senhor já nos dizia que uma árvore boa não pode produzir frutos ruins. E o que nós vemos são só frutos podres. As famílias vem sendo corroídas, os filhos cadavez mais revoltados e desobedientes, caindo nas drogas; divórcios aos montes,crescimento do aborto, o aumento da incidência de depressão e transtornos deansiedade entre as mulheres... E será que apesar disso tudo elas estão felizes? Não acredito; sinceramente, não acredito.

Que Nossa Senhora, modelo de prática de todas as virtudes, modelo de mãe, esposa emulher, possa ter misericórdia de todos nós e interceda para que as mulheres reconheçam sua vocação e ajudem a reestruturar nossa sociedade corroída e mergulhada nos vícios."

Fonte: http://despertaicamiladorneles.blogspot.com/2011/06/frutos-podres-do-feminismo.html

quarta-feira, 1 de junho de 2011

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Ordem Natural: Sobre a Nova Ordem Mundial II - A Missão

Se vc é ocidental e preza pelo seu estilo de vida ñ deixe de ler esse post:

A Ordem Natural: Sobre a Nova Ordem Mundial II - A Missão: "Volto ao assunto da Nova Ordem Mundial e voltarei muitas outras vezes porque acredito que atualmente não existe tema político mais importan..."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fazei o que Ele vos disser: Mês de maio - 19º dia

Fazei o que Ele vos disser: Mês de maio - 19º dia: "O Vigário de Cristo O primeiro filho de Maria, depois de Jesus, é o Papa. Ninguém pode tirar ao Vigário de Cristo este primeiro lug..."

segunda-feira, 16 de maio de 2011

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Hoje estão decidindo se você é homofóbico ou não!!!



 Amigos,
Acabei de confirmar no site do Senado.
Hoje, na Comissão de Direitos Humanos,
o item 8 da pauta é o PLC 122/2006, que
implantará uma verdadeira perseguição
religiosa no Brasil.
Todos os que, ainda que pacificamente,
manifestarem-se contra a prática
homossexual, poderão ser presos de
2 a 5 anos!
Não podemos aceitar que imputem a nós,
cristãos, a categoria de discriminatórios,
pelo fato de obedecermos os Mandamentos
da Lei de Deus. Não podem nos colocar
na cadeia por seguirmos nossa consciência.
Precisamos reagir o quanto antes
contra este Projeto de lei.
O Brasil cristão é contra o PLC 122/2006.
Faça seu protesto agora mesmo. Clique aqui
ou ponha o link em seu navegador:
http://www.ipco.org.br/ home/assine-a-carta-
de-protesto-ao-senado-federal-contra-a-
lei-da-homofobia
Mas não pare por aí. Envie para todos os
seus contatos, redes sociais, etc. Se preferir,
utilize as janelas de compartilhamento abaixo:
Localizar meus amigos do Hotmail
Localize seus amigos do Gmail
Localize seus amigos do Terra
Veja como aderir a esta campanha pelo Facebook.
Convoque toda sua rede de amigos para esta Causa.
Twite aqui um apelo aos seus seguidores
Atenciosamente
 Daniel Martins
Coordenador de Campanhas
Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
PS: Quem quiser confirmar por si mesmo,
acesse o link: http://legis.senado.gov.br/sil-pdf/
Comissoes/Permanentes/CDH/Pautas/
20110512EX026.pdf

Faça algo a respeito, assine a petição!!


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fazei o que Ele vos disser: Mês de maio - 11º dia

Fazei o que Ele vos disser: Mês de maio - 11º dia: "O grande inimigo O Demônio é o grande inimigo do homem.'É o inimigo número um', dizia Papa Paulo VI. Satanás parece nos inícios do gê..."

domingo, 8 de maio de 2011

Fazei o que Ele vos disser: Mês de Maio - 8º dia

Fazei o que Ele vos disser: Mês de Maio - 8º dia: "O Paraiso Aquilo que o olho nunca viu, nem ouvido escutou, nem nunca coração do homem pôde saborear, isto Deus preparou aos que O amam'. ..."

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fazei o que Ele vos disser: Mês de Maio - 6º dia

Fazei o que Ele vos disser: Mês de Maio - 6º dia: "O Inferno Quando perguntaram a São Jerônimo porque se retirou para uma gruta de Belém e viver como um eremita penitente, ele respondeu:..."

quinta-feira, 5 de maio de 2011

quinta-feira, 28 de abril de 2011


Promoção: Quer Ganhar uma Paleta de 88 Cores de Sombra?




Vamos para mais uma promoção, gurias?

O prêmio é uma maravilhosa paleta de sombras warm, com 88 cores, mates e acetinadas,  oferecido pela querida Nany, do Blog Chegou Agora.

Interessou? Então, vamos as regras:

- Seguir o Blog Se Vira Com 30
- Seguir o Blog Chegou Agora - aqui
- Residir no Brasil

Só isso!!!

Quer chances extras? Divulgue.
Uma nova inscrição para cada divulgação.
São mais três chances: Twitter (divulgar e seguir @seviracom30), Blog e Facebook.
Se inscreva mais uma vez para cada divulgação e informe no formulário o link de divulgação.

http://seviracom30.blogspot.com/2011/04/promocao-quer-ganhar-uma-paleta-de-88.html

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mega Missões de Semana Santa 2011




A semana santa tá chegando,o que vc vai fazer??
Aproveitar o tempo para estudar os assuntos atrasados,
ou viajar com a família???
A semana santa foi O momento que Deus nos deixou para
que nós relembrássemos do seu amor,então nada mais justo
...do que retornar tanto amor...VENHA FAZER A VIAGEM DA SUA VIDA!!!
VENHA DE MISSÕES..




A saída será às 19hs na paróquia das Graças, onde iremos p/ Tracunhaém, levar um pouco do amor de Deus p/ as pessoas da cidade. Trata-se de uma experiência única e inesquecível (quem já fez sabe do que tô falando). Vale destacar que só começaremos a missionar no dia seguinte, quinta-feira, pela manhã, na quarta é só p/ chegar lá e se organizar.


É obrigatória a formação antes das missões.
Local: Salão Paroquial da Igreja Nsa. Sra. das Graças.
Horário: 15 às 17 hs
Data: 16/4/2011 (sábado).

Novos missionários: kit 1 (camisa, crucifixo, manual da JM _Juventude Missionária_, transporte e alimentação, estadia)= R$ 55,00;
Veteranos: kit 2 (transporte, alimentação e estadia) =R$ 40,00.

Vídeo


Link para inscrições

Site da JM Brasil

Dúvidas: é só falar comigo, ou c/ Juliana Toscano; Tamyres; Lívia e Roberta.

*Obs: Esse horário de formação é p/ os solteiros (adolescentes e jovens moças e rapazes). P/ os casais, o horário de formação é outro. Quem tiver interesse, me avisa que entro em contato com a Família Missionária, ok?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sobre homens e amigas

Recebi esse e-mail e resolvi compartilhar c/ vocês. Muito interessante, principalmente p/ nós, mulheres.



Extraído de uma palestra realizada na Stanford University em Palo Alto, Califórnia acerca da conexão Mente-Corpo


 O palestrante (Chefe da psiquiatria da Stanford) afirmou, entre outras coisas, que uma das melhores coisas que o homem pode fazer pela a sua saúde é estar casado com uma mulher. Já para a mulher, uma das melhores coisas que ela pode fazer pela sua saúde é nutrir a sua relação com suas amigas. Na hora, todos os presentes deram risada, mas ele falava sério.
As mulheres se conectam de forma diferenciada e oferecem sistemas de apoio que ajudam a lidar com o estresse e experiências de vida adversas. Este tempo com as amigas nos ajuda a criar mais serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e que pode vir a criar um sentimento de bem estar geral.
As mulheres compartilham seus sentimentos e os homens muitas vezes formam suas relações a partir de suas atividades. Eles raramente sentam com um camarada e discutem como se sentem sobre determinadas coisas ou sobre o andamento de sua vida pessoal.
Trabalho? Sim
Esporte? Sim.
Carros? Sim.
Pescar, Caçar, Golfe? Sim.
Seus sentimentos? Raramente.
 As mulheres fazem isso o tempo todo.




Nós compartilhamos a nossa alma com nossas amigas, irmãs/mães e evidentemente isso faz bem à nossa saúde.
O Professor palestrante disse que passar o tempo com um amigo é tão importante para a nossa saúde quanto o exercício físico.
Existe uma tendência de se pensar que quando estamos nos exercitando estamos fazendo algo de bom para o nosso corpo, mas quando estamos com nossos amigos estamos ‘jogando conversa fora’ e desperdiçando nosso tempo, o que não é verdade.
Então, toda vez que vocês estiverem se divertindo na companhia de uma amigona se parabenize porque você está fazendo bem a sua saúde!
Nós somos muito, muito sortudas. Então vamos brindar nossa amizade com nossas amigas. Faz bem à saúde!
Depois de ler um negócio desses você pensa (mais uma vez, de várias ao longo da vida): que bom que eu sou mulher!!! ^^

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Resiliência: a arte de dar a volta por cima

Pra que não desanimemos nas adversidades da vida, texto de Tereza Kawall:



"Aquilo que não me destrói me fortalece", ensinava o filósofo Friedrich Wilhelm Nietzsche. Este poderia ser o mote dos resilientes, aquelas pessoas que, além de pacientes, são determinadas, ousadas, flexíveis diante dos embates da vida e, sobretudo, capazes de aceitar os próprios erros e aprender com eles

Sob a tirania implacável do relógio, nosso dia a dia exige grande desgaste de energia, muita competência e um número cada vez maior de habilidades. Sobreviver é tarefa difícil e complexa, sobretudo nos grandes centros urbanos, onde vivemos correndo de um lado para outro, sobressaltados e estressados. Vivemos como aqueles malabaristas de circo que, ofegantes, fazem girar vários pratos simultaneamente, correndo de lá para cá, impulsionando-os mais uma vez para que recuperem o movimento e não caiam ao chão.
O capitalismo, por seu lado, modelo econômico dominante em nossa cultura, sem nenhuma cerimônia empurra o cidadão para o consumo desnecessário, quer ele queira ou não. A propaganda veiculada em todas as mídias é um verdadeiro "canto da sereia"; suas melodias repetem continuamente o refrão: "comprar, comprar, comprar".

Juntam-se a isso o trânsito caótico, a saraivada cotidiana de más notícias estampadas nas manchetes e as várias decepções que aparecem no dia a dia, e pronto: como consequência, ficamos frágeis, repetitivos, desesperançados e perdemos muita energia vital.

Se de um lado a tecnologia parece estar a nosso favor, pois cada vez mais encurta distâncias e agiliza a informação, de outro ela acelerou o ritmo da vida e nos tornou reféns de seus inúmeros e reluzentes aparatos que se renovam continuamente. E assim ficamos brigando contra o... tempo!



Haja resiliência! Essa é com certeza uma expressão adequada aos dias de hoje. Só a paciência já não basta. Além de pacientes, precisamos ser determinados, confiantes, ousados e ao mesmo tempo flexíveis e conscientes para manter os problemas em perspectiva - alguns têm solução, outros não -, deixar que o tempo se encarregue de mostrar os caminhos e, sobretudo, aprender a olhar de forma diferente para eles e achar novas maneiras e estratégias de contornar as adversidades.
A resiliência é caracterizada por um conjunto de atitudes adotadas pelo ser humano para resistir aos embates da vida. Esse termo se origina de uma ciência exata, a física, e significa a capacidade que os corpos têm de voltar à sua forma e estado originais, depois de serem submetidos a um grande esforço ou pressão externa.
Disse um mestre: "Não podemos evitar as ondas do oceano, mas podemos aprender a surfá-las." O surfista tem jogo de cintura, agilidade, presença de espírito, amor pelo esporte, conhece o mar, conhece os ventos favoráveis e sabe a hora de pular fora da onda, pois logo atrás já vem vindo outra!

A atitude resiliente, no entanto, não é sinônimo de força ou coragem no sentido mais egoico ou heroico do termo. Ela pressupõe também uma sabedoria e uma criatividade, um discernimento que aparece como consequência de experiências anteriores, algo que também é um ganho, à medida que as adversidades vão criando uma espécie de "musculatura interior".

Numa pessoa resiliente devem estar presentes a capacidade de adaptação e a flexibilidade perante o seu destino. Ela deve ser capaz de promover as mudanças necessárias quando elas são inevitáveis.

A resiliência pode e deve ser exercitada; ela não é algo simplesmente herdado ou um traço de personalidade. Como podemos fazer isso? Aqui vão algumas dicas para se treinar a resiliência:
Aceitação - Em primeiro lugar, não negar o problema quando ele bate à sua porta; a negação só faz aumentar seu tamanho, assim como acentuar a resistência para as mudanças. As soluções podem começar a aparecer a partir dessa compreensão.


Tecnologia - Use todo e qualquer instrumento tecnológico sempre a seu favor e empregue o seu discernimento para não se tornar refém das tecnologias. O excesso de informação é estressante, leva à dispersão e não pode nunca substituir com vantagem o contato pessoal, o afeto e a convivência com as pessoas queridas.

Preocupação - John Lennon dizia que "a vida é uma coisa que acontece, enquanto você fica preocupado, fazendo planos". Assim, não se preocupe demais com o futuro. Sofrer por antecipação é um dos hábitos mais negativos do homem contemporâneo. A ansiedade é corrosiva para a saúde, afeta o sistema imunológico e sua base é o medo e a falta de confiança. O pânico, as fobias e a depressão são os sintomas da demolição dos nossos esquemas mentais de segurança.
Não há fórmulas mágicas para superar crises e dificuldades, sejam elas quais forem. Mas o indivíduo resiliente tem um diferencial na sua forma de atravessar esses momentos. Concentração, foco e tolerância podem moldar um jeito diferente de olhar os nossos problemas. Felicidade é também um modo de interpretar a realidade."

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mensagem do Papa para a Quaresma 2011

A carta por si só é auto-explicativa. Ótimo restinho de semana a todos!!



Mensagem do Papa para a Quaresma 2011

“Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes”

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - Apresentamos a mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma de 2011, com o tema «Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes» (cf. Cl 2, 12). O texto foi apresentado hoje pela Santa Sé.
* * *
«Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes» (cf. Cl 2, 12)
Amados irmãos e irmãs!
A Quaresma, que nos conduz à celebração da Santa Páscoa, é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante, em vista do qual me sinto feliz por dirigir uma palavra específica para que seja vivido com o devido empenho. Enquanto olha para o encontro definitivo com o seu Esposo na Páscoa eterna, a Comunidade eclesial, assídua na oração e na caridade laboriosa, intensifica o seu caminho de purificação no espírito, para haurir com mais abundância do Mistério da redenção a vida nova em Cristo Senhor (cf. Prefácio I de Quaresma).
1. Esta mesma vida já nos foi transmitida no dia do nosso Baptismo, quando, «tendo-nos tornado partícipes da morte e ressurreição de Cristo» iniciou para nós «a aventura jubilosa e exaltante do discípulo» (Homilia na Festa do Baptismo do Senhor, 10 de Janeiro de 2010). São Paulo, nas suas Cartas, insiste repetidas vezes sobre a singular comunhão com o Filho de Deus realizada neste lavacro. O facto que na maioria dos casos o Baptismo se recebe quando somos crianças põe em evidência que se trata de um dom de Deus: ninguém merece a vida eterna com as próprias forças. A misericórdia de Deus, que lava do pecado e permite viver na própria existência «os mesmos sentimentos de Jesus Cristo» (Fl 2, 5), é comunicada gratuitamente ao homem.
O Apóstolo dos gentios, na Carta aos Filipenses, expressa o sentido da transformação que se realiza com a participação na morte e ressurreição de Cristo, indicando a meta: que assim eu possa «conhecê-Lo, a Ele, à força da sua Ressurreição e à comunhão nos Seus sofrimentos, configurando-me à Sua morte, para ver se posso chegar à ressurreição dos mortos» (Fl 3, 10-11). O Baptismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do baptizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo.
Um vínculo particular liga o Baptismo com a Quaresma como momento favorável para experimentar a Graça que salva. Os Padres do Concílio Vaticano II convidaram todos os Pastores da Igreja a utilizar «mais abundantemente os elementos baptismais próprios da liturgia quaresmal» (Const. Sacrosanctum Concilium, 109). De facto, desde sempre a Igreja associa a Vigília Pascal à celebração do Baptismo: neste Sacramento realiza-se aquele grande mistério pelo qual o homem morre para o pecado, é tornado partícipe da vida nova em Cristo Ressuscitado e recebe o mesmo Espírito de Deus que ressuscitou Jesus dos mortos (cf. Rm 8, 11). Este dom gratuito deve ser reavivado sempre em cada um de nós e a Quaresma oferece-nos um percurso análogo ao catecumenato, que para os cristãos da Igreja antiga, assim como também para os catecúmenos de hoje, é uma escola insubstituível de fé e de vida cristã: deveras eles vivem o Baptismo como um acto decisivo para toda a sua existência.
2. Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus? Por isso a Igreja, nos textos evangélicos dos domingos de Quaresma, guia-nos para um encontro particularmente intenso com o Senhor, fazendo-nos repercorrer as etapas do caminho da iniciação cristã: para os catecúmenos, na perspectiva de receber o Sacramento do renascimento, para quem é baptizado, em vista de novos e decisivos passos no seguimento de Cristo e na doação total a Ele.
O primeiro domingo do itinerário quaresmal evidencia a nossa condição do homens nesta terra. O combate vitorioso contra as tentações, que dá início à missão de Jesus, é um convite a tomar consciência da própria fragilidade para acolher a Graça que liberta do pecado e infunde nova força em Cristo, caminho, verdade e vida (cf. Ordo Initiationis Christianae Adultorum, n. 25). É uma clara chamada a recordar como a fé cristã implica, a exemplo de Jesus e em união com Ele, uma luta «contra os dominadores deste mundo tenebroso» (Hb 6, 12), no qual o diabo é activo e não se cansa, nem sequer hoje, de tentar o homem que deseja aproximar-se do Senhor: Cristo disso sai vitorioso, para abrir também o nosso coração à esperança e guiar-nos na vitória às seduções do mal.
O Evangelho da Transfiguração do Senhor põe diante dos nossos olhos a glória de Cristo, que antecipa a ressurreição e que anuncia a divinização do homem. A comunidade cristã toma consciência de ser conduzida, como os apóstolos Pedro, Tiago e João, «em particular, a um alto monte» (Mt 17, 1), para acolher de novo em Cristo, como filhos no Filho, o dom da Graça de Deus: «Este é o Meu Filho muito amado: n’Ele pus todo o Meu enlevo. Escutai-O» (v. 5). É o convite a distanciar-se dos boatos da vida quotidiana para se imergir na presença de Deus: Ele quer transmitir-nos, todos os dias, uma Palavra que penetra nas profundezas do nosso espírito, onde discerne o bem e o mal (cf. Hb 4, 12) e reforça a vontade de seguir o Senhor.
O pedido de Jesus à Samaritana: «Dá-Me de beber» (Jo 4, 7), que é proposto na liturgia do terceiro domingo, exprime a paixão de Deus por todos os homens e quer suscitar no nosso coração o desejo do dom da «água a jorrar para a vida eterna» (v. 14): é o dom do espírito Santo, que faz dos cristãos «verdadeiros adoradores» capazes de rezar ao Pai «em espírito e verdade» (v. 23). Só esta água pode extinguir a nossa sede do bem, da verdade e da beleza! Só esta água, que nos foi doada pelo Filho, irriga os desertos da alma inquieta e insatisfeita, «enquanto não repousar em Deus», segundo as célebres palavras de Santo Agostinho.
O domingo do cego de nascença apresenta Cristo como luz do mundo. O Evangelho interpela cada um de nós: «Tu crês no Filho do Homem?». «Creio, Senhor» (Jo 9, 35.38), afirma com alegria o cego de nascença, fazendo-se voz de todos os crentes. O milagre da cura é o sinal que Cristo, juntamente com a vista, quer abrir o nosso olhar interior, para que a nossa fé se torne cada vez mais profunda e possamos reconhecer n’Ele o nosso único Salvador. Ele ilumina todas as obscuridades da vida e leva o homem a viver como «filho da luz».
Quando, no quinto domingo, nos é proclamada a ressurreição de Lázaro, somos postos diante do último mistério da nossa existência: «Eu sou a ressurreição e a vida... Crês tu isto?» (Jo 11, 25-26). Para a comunidade cristã é o momento de depor com sinceridade, juntamente com Marta, toda a esperança em Jesus de Nazaré: «Sim, Senhor, creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo» (v. 27). A comunhão com Cristo nesta vida prepara-nos para superar o limite da morte, para viver sem fim n’Ele. A fé na ressurreição dos mortos e a esperança da vida eterna abrem o nosso olhar para o sentido derradeiro da nossa existência: Deus criou o homem para a ressurreição e para a vida, e esta verdade doa a dimensão autêntica e definitiva à história dos homens, à sua existência pessoal e ao seu viver social, à cultura, à política, à economia. Privado da luz da fé todo o universo acaba por se fechar num sepulcro sem futuro, sem esperança.
O percurso quaresmal encontra o seu cumprimento no Tríduo Pascal, particularmente na Grande Vigília na Noite Santa: renovando as promessas baptismais, reafirmamos que Cristo é o Senhor da nossa vida, daquela vida que Deus nos comunicou quando renascemos «da água e do Espírito Santo», e reconfirmamos o nosso firme compromisso em corresponder à acção da Graça para sermos seus discípulos.




3. O nosso imergir-nos na morte e ressurreição de Cristo através do Sacramento do Baptismo, estimula-nos todos os dias a libertar o nosso coração das coisas materiais, de um vínculo egoísta com a «terra», que nos empobrece e nos impede de estar disponíveis e abertos a Deus e ao próximo. Em Cristo, Deus revelou-se como Amor (cf 1 Jo 4, 7-10). A Cruz de Cristo, a «palavra da Cruz» manifesta o poder salvífico de Deus (cf. 1 Cor 1, 18), que se doa para elevar o homem e dar-lhe a salvação: amor na sua forma mais radical (cf. Enc. Deus caritas est, 12). Através das práticas tradicionais do jejum, da esmola e da oração, expressões do empenho de conversão, a Quaresma educa para viver de modo cada vez mais radical o amor de Cristo. O Jejum, que pode ter diversas motivações, adquire para o cristão um significado profundamente religioso: tornando mais pobre a nossa mesa aprendemos a superar o egoísmo para viver na lógica da doação e do amor; suportando as privações de algumas coisas – e não só do supérfluo – aprendemos a desviar o olhar do nosso «eu», para descobrir Alguém ao nosso lado e reconhecer Deus nos rostos de tantos irmãos nossos. Para o cristão o jejum nada tem de intimista, mas abre em maior medida para Deus e para as necessidades dos homens, e faz com que o amor a Deus seja também amor ao próximo (cf. Mc 12, 31).
No nosso caminho encontramo-nos perante a tentação do ter, da avidez do dinheiro, que insidia a primazia de Deus na nossa vida. A cupidez da posse provoca violência, prevaricação e morte: por isso a Igreja, especialmente no tempo quaresmal, convida à prática da esmola, ou seja, à capacidade de partilha. A idolatria dos bens, ao contrário, não só afasta do outro, mas despoja o homem, torna-o infeliz, engana-o, ilude-o sem realizar aquilo que promete, porque coloca as coisas materiais no lugar de Deus, única fonte da vida. Como compreender a bondade paterna de Deus se o coração está cheio de si e dos próprios projectos, com os quais nos iludimos de poder garantir o futuro? A tentação é a de pensar, como o rico da parábola: «Alma, tens muitos bens em depósito para muitos anos...». «Insensato! Nesta mesma noite, pedir-te-ão a tua alma...» (Lc 12, 19-20). A prática da esmola é uma chamada à primazia de Deus e à atenção para com o próximo, para redescobrir o nosso Pai bom e receber a sua misericórdia.
Em todo o período quaresmal, a Igreja oferece-nos com particular abundância a Palavra de Deus. Meditando-a e interiorizando-a para a viver quotidianamente, aprendemos uma forma preciosa e insubstituível de oração, porque a escuta atenta de Deus, que continua a falar ao nosso coração, alimenta o caminho de fé que iniciámos no dia do Baptismo. A oração permite-nos também adquirir uma nova concepção do tempo: de facto, sem a perspectiva da eternidade e da transcendência ele cadencia simplesmente os nossos passos rumo a um horizonte que não tem futuro. Ao contrário, na oração encontramos tempo para Deus, para conhecer que «as suas palavras não passarão» (cf. Mc 13, 31), para entrar naquela comunhão íntima com Ele «que ninguém nos poderá tirar» (cf. Jo 16, 22) e que nos abre à esperança que não desilude, à vida eterna.
Em síntese, o itinerário quaresmal, no qual somos convidados a contemplar o Mistério da Cruz, é «fazer-se conformes com a morte de Cristo» (Fl 3, 10), para realizar uma conversão profunda da nossa vida: deixar-se transformar pela acção do Espírito Santo, como São Paulo no caminho de Damasco; orientar com decisão a nossa existência segundo a vontade de Deus; libertar-nos do nosso egoísmo, superando o instinto de domínio sobre os outros e abrindo-nos à caridade de Cristo. O período quaresmal é momento favorável para reconhecer a nossa debilidade, acolher, com uma sincera revisão de vida, a Graça renovadora do Sacramento da Penitência e caminhar com decisão para Cristo.
Queridos irmãos e irmãs, mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração, o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso Baptismo. Renovemos nesta Quaresma o acolhimento da Graça que Deus nos concedeu naquele momento, para que ilumine e guie todas as nossas acções. Tudo o que o Sacramento significa e realiza, somos chamados a vivê-lo todos os dias num seguimento de Cristo cada vez mais generoso e autêntico. Neste nosso itinerário, confiemo-nos à Virgem Maria, que gerou o Verbo de Deus na fé e na carne, para nos imergir como ela na morte e ressurreição do seu Filho Jesus e ter a vida eterna.
Vaticano, 4 de Novembro de 2010
BENEDICTUS PP XVI
Fonte: http://www.zenit.org/p-27319

quarta-feira, 9 de março de 2011

Significado da Quarta-feira de Cinzas

Passado o carnaval, fiquei curiosa p/ saber mais detalhes sobre a Quarta de Cinzas e achei no seguinte site o que vou compartilhar c/ vocês:

 


Quarta feira de Cinzas - O significado das cinzas



"Quarta feira de Cinzas
- Início da Quaresma –
“Tempo de penitência e conversão.”
Lançamento da Campanha da Fraternidade 2006.

O significado das cinzas

O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Por exemplo, no livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo) da Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Est 4,1). Jó (cuja história foi escrita entre os anos VII e V antes de Cristo) mostrou seu arrependimento vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel (cerca de 550 antes de Cristo) ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilônia, escreveu: "Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza" (Dn 9,3). No século V antes de Cristo, logo depois da pregação de Jonas, o povo de Nínive proclamou um jejum a todos e se vestiram de saco, inclusive o Rei, que além de tudo levantou-se de seu trono e sentou sobre cinzas (Jn 3,5-6). Estes exemplos retirados do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida de utilizar-se cinzas como símbolo (algo que todos compreendiam) de arrependimento.

O próprio Jesus fez referência ao uso das cinzas. A respeito daqueles povos que recusavam-se a se arrepender de seus pecados, apesar de terem visto os milagres e escutado a Boa Nova, Nosso Senhor proferiu: "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e as cinzas. (Mt 11,21) A Igreja, desde os primeiros tempos, continuou a prática do uso das cinzas com o mesmo simbolismo. Em seu livro "De Poenitentia" , Tertuliano (160-220 DC), prescreveu que um penitente deveria "viver sem alegria vestido com um tecido de saco rude e coberto de cinzas". O famoso historiador dos primeiros anos da igreja, Eusébio (260-340 DC), relata em seu livro A História da Igreja, como um apóstata de nome Natalis se apresentou vestido de saco e coberto de cinzas diante do Papa Ceferino, para suplicar-lhe perdão. Sabe-se que num determinado momento existiu uma prática que consistia no sacerdote impor as cinzas em todos aqueles que deviam fazer penitência pública. As cinzas eram colocadas quando o penitente saía do Confessionário.

Já no período medieval, por volta do século VIII, aquelas pessoas que estavam para morrer eram deitadas no chão sobre um tecido de saco coberto de cinzas. O sacerdote benzia o moribundo com água benta dizendo-lhe: "Recorda-te que és pó e em pó te converterás". Depois de aspergir o moribundo com a água benta, o sacerdote perguntava: "Estás de acordo com o tecido de saco e as cinzas como testemunho de tua penitência diante do Senhor no dia do Juízo?" O moribundo então respondia: "Sim, estou de acordo". Se podem apreciar em todos esses exemplos que o simbolismo do tecido de saco e das cinzas serviam para representar os sentimentos de aflição e arrependimento, bem como a intenção de se fazer penitência pelos pecados cometidos contra o Senhor e a Sua igreja. Com o passar dos tempos o uso das cinzas foi adotado como sinal do início do tempo da Quaresma; o período de preparação de quarenta dias (excluindo-se os domingos) antes da Páscoa da Ressurreição. O ritual para a Quarta-feira de Cinzas já era parte do Sacramental Gregoriano. As primeiras edições deste sacramental datam do século VII. Na nossa liturgia atual da Quarta-feira de Cinzas, utilizamos cinzas feitas com os ramos de palmas distribuídos no ano anterior no Domingo de Ramos. O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na fronte de cada fiel traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz: "Recorda-te que és pó e em pó te converterás" ou então "Arrepende-te e crede no Evangelho".

Devemos nos preparar para o começo da Quaresma compreendendo o significado profundo das cinzas que recebemos. É um tempo para examinar nossas ações atuais e passadas e lamentarmo-nos profundamente por nossos pecados. Só assim poderemos voltar nossos corações genuinamente para Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa salvação. Além do mais esse tempo nos serve para renovar nossas promessas batismais, quando morremos para a vida passada e começamos uma nova vida em Cristo.

Finalmente, conscientes que as coisas desse mundo são passageiras, procuremos viver de agora em diante com a firme esperança no futuro e a plenitude do Céu.
 

 
BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS NO INÍCIO DA QUARESMA

Aceitando que nos imponham as cinzas, expressamos duas realidades fundamentais:

1. Somo criaturas mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de inevitável fim de nossa existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor os rumos que compete dar à nossa vida: "você é pó, e ao pó voltará" (Gn 3, 19). Somo chamado;

2. Somos chamados a nos converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino, mudando nossa maneira de ver, pensar, agir.

Muitas comunidades sem padre assumiram esse rito significativo como abertura da quaresma anual, realizando-o numa celebração da Palavras.

Veja mais embasamentos bíblicos sobre as cinzas através das seguintes passagens: (Nm 19; Hb 9,13); como sinal de transitoriedade (Gn 18,27; Jó 30,19). Como sinal de luto (2Sm 13,19; Sl 102,10; Ap 19,19). Como sinal de penitência (Dn 9,3; Mt 11,21). Faça uma pesquisa através de todas estas passagens bíblicas, prestando a atenção ao texto e seu contexto, relacionando com a vida pessoal, comunitária, social e com o rito litúrgico da Quarta-feira de cinzas".

OBS: FONTE - MISSAL DOMINICAL, página de 140, © Paulus, 1997
marinho
Publicado no Recanto das Letras em 28/02/2006

sábado, 5 de março de 2011

Pernambuco tá na moda



"Nos últimos quatro anos, o Estado de Pernambuco, a segunda maior economia do Nordeste, atraiu mais de 300 empresas – entre gigantes como Ambev e Sadia – e investimentos de R$ 26 bilhões..."



Assim começa a reportagem do dia 15/12 da Istoé. E, pelo que pude observar, essa ñ é a única matéria falando do bom momento daqui do estado. Semana passada li uma reportagem do Diário de Pernambuco falando bom momento da economia e do quanto os pequenos empresários (e quem mais soubesse aproveitar a situação) estavam lucrando devido ao investimento em Suape (uma pena q ñ tenha achado essa reportagem na web... :( ). Resumindo mais ou menos a história: há muitos investimentos em Suape, a refinaria é apenas um deles. Há muitos operários construindo navios, por exemplo. Acontece que essas pessoas precisam comer/vestir/dormir em algum lugar, o que tem feito que os donos de estabelecimentos que fornecem esses serviços estão praticamente no paraíso, ampliando seus negócios, reinvestindo ou criando outros, aumentando a renda da família, guardando p/ possíveis tempos de vacas magras, etc... Essa reportagem mesmo que começei o post fala da construção de uma nova fábrica da Fiat em Suape ("Orçada em R$ 3 bilhões, a futura linha de montagem terá capacidade para produzir 200 mil unidades e gerar 3,5 mil empregos, quando operar a todo vapor. " , diz a mesma). Mais na frente, eles dizem que "Significa a possibilidade de consolidar um polo automotivo num Estado que já figura como o grande centro petroquímico do Nordeste. “Esta fábrica será o eixo de um novo polo industrial”, diz Cledorvino Belini, presidente da Fiat no Brasil. ". E que "Mercado consumidor não falta. Entre 2007 e 2010, a frota de veículos de passeio no Nordeste passou de 3,1 milhões para 3,9 milhões. A expansão do mercado colocou Pernambuco no radar da indústria automotiva como provável destino de novas montadoras. " .





Outro site informa que Pernambuco está de olho no crescimento do gigante asiático e quer aumentar os negócios com ele: O crescimento da China é muito grande e há muito interesse de nossa parte em acelerar esse relacionamento”, afirmou o presidente da Fecomercio-PE, Josias Albuquerque, um grande entusiasta da parceria. Ele admite que o principal objetivo do empresariado pernambucano é mesmo trazer bens chineses para o Brasil, especialmente o segmento de máquinas pesadas, bastante demandadas em tempos de crescimento recorde do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.O dirigente garante que há enorme interesse dos asiáticos em investir em Pernambuco. Segundo ele, a chinesa EMC estuda a instalação de uma fábrica de máquinas em Suape, mesmo local onde a fabricante de veículos JAC quer viabilizar uma montadora."



Também a Corn Products (empresa que se utiliza do milho para fornecer à indústria alimentos, embalagem, nutrição animal e higiene pessoal) vai aumentar em 40% sua capacidade produtiva no Cabo de Santo Agostinho, aumentando também a capacidade da fábrica de 200 mil para 280 mil toneladas por ano, o que significa que o número de empregos também vai aumentar.  "O executivo, Carlos Eduardo Bianco, dono da Corn Products Brasil, explica que ainda não dá para dizer qual a fatia dos R$ 170 milhões que será destinada a Pernambuco nem quantos novos empregos serão gerados. ´Ainda estamos detalhando esse investimento. Mas sabemos que aumentando a capacidade de processamento de milho aumenta a necessidade de gente no campo, no transporte e na fábrica."



Aliás, PE, o seguinte site atesta, c/ informação de fontes seguras, que cresceu mais que o BRIC (Rússia _5,2%; Índia _ 8,8%; o próprio Brasil _8,8% e China _10,3%) só no 2º semestre de 2010 (12,4%). " O resultado do PIB, segundo a Agência, repercute diretamente na geração de empregos. O CAGED registrou, nos últimos 12 meses – agosto de 2009 a julho de 2010 – a geração recorde de 86 mil empregos com carteira assinada. Dados do DIEESE, que realiza a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na região metropolitana do Recife, demonstram que julho obteve o menor índice de desemprego da série histórica (17,2%), que é medida desde 1997."




Também o setor de moda aqui tem crescido. Tendo sido dito pela revista americana Businesse Week, uma das mais conceituadas publicações de economida do mundo, que o nosso "Porto Digital é um dos dez lugares do planeta onde se pensa o futuro do mundo – aliás, o único brasileiro. A consultoria A.T.Kearney, especializada em TI, já o elegeu o maior e mais rentável parque tecnológico do País. A Microsoft encontrou entre suas empresas um banco de talentos.". E aqui também ainda temos um tipo de turismo singular, proporcionado pela divulgação das "Lendas do Recife Velho" em que lugares onde acontecem os supostos mal-assombros são visitados por um grupo tendo a explicação do "causo" por um guia, no mínimo, singular (vale destacar que não é algo perigoso, nem mesmo de outro mundo, tanto que é aberto para crianças a partir de 10 anos. É tudo inspirado num livro de Gilberto Freire).





Tanto crescimento tem feito a situação se inverter: paulistas (não só paulistas) migram pra cá ao invés de ser o contrário: Cheguei, inclusive (e por acaso, no meio da pesquisa), a achar um blog que trás um ato de desagravo público contra o preconceito com os nordestinos, muito bom!!!. Uma reportagem começa dizendo que "O Eldorado não está mais no Sul e no Sudeste, as regiões mais ricas do Brasil." _em tempo, respeito totalmente o Sul e o Sudeste e as pessoas de lá, ok? Só estou mostrando como a situação vem se invertendo..._. "As cenas da seca com chão rachado e gado morto no pasto foram quase totalmente abandonadas pelas figuras imponentes dos complexos industriais e pela corrida consumista por bens duráveis e serviços. Nas ruas das cidades de menor porte, os jegues foram substituídos pelas motocicletas. Vultosos investimentos em tecnologia possibilitaram às regiões menos desenvolvidas tornarem-se polos exportadores de commodities (produtos básicos com cotação internacional). São Paulo e Rio de Janeiro ainda têm grande importância econômica, mas Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as regiões com as maiores taxas de crescimento."



Não bastasse isso, o turismo também está indo de vento em polpa e, pelo que ouvi dizer, vai ser cada vez mais comuns ter grandes shows aqui (leia-se, shows internacionais). No último link, de quebra, vocês vêem as linhas de ônibus especiais durante o carnaval. Falando nisso, especificamente nessa época do ano, Pernambuco também está no foco no período do reinado de Momo. Todo mundo sabe, não é de hoje, que PE tem o carnaval mais democrático de todos e também multicultural (frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda, Galo, Olinda, Bezerros, Pesqueira, etc...), atendendo aos mais diversos gostos (este ano o carnaval do Recife faz homenagem ao Maestro Duda e Tereza Costa Rêgo). Vem gente de todo o mundo pra cá e por aqui a galera se encontra e se diverte. Quem quiser ver a programação completa do carnaval do Recife clica aqui.  De quebra, ainda dá p/ turista degustar nossa querida tapioca, patrimônio imaterial de Olinda, macaxeira c/ charque, bolo Souza Leão, entre outras iguarias locais.



Isso tudo foi uma pequena homenagem que fiz ao meu estado, que não é perfeito, mas é acolhedor, e está cheio de promessas p/ futuro. E se a gente reclama é pq pode, afinal, a gente é daqui!!! Sujeira, violência, etc, existe e não dá p/ fechar os olhos _afinal, aqui é Brasil!! Sempre tem alguém em algum lugar querendo usar o famoso jeitinho brasileiro_ , mas, sinceramente, tb ñ dá p/ deixar de ter orgulho da terrinha. Do maior bloco de rua do mundo, da maior avenida em linha reta do mundo, da melhor macaxeira do mundo, da melhor tapioca, do melhor carnaval, da praia mais bonita do Brasil (Porto de Galinhas, eleita pela 5ª vez), São João, etc... ( todo pernambucano, no fundo, no fundo, é bairrista, rs... ). Sem contar que o Brasil foi descoberto, na verdade, aqui, no Cabo de Santo Agostinho, em 1498, por Vicente Pinzón, o que não costuma ser muito divulgado. Não é à toa que somos O Leão do Norte, sempre tendo importância fundamental na história do país, sendo questionador e pioneiro em tantos movimentos, não à toa que temos no nosso hino "a república é filha de Olinda", pois aqui foi onde primeiro se proclamou uma república nas Américas (foi em 1710, por Bernardo Vieira de Melo, o que viria a cumular na guerra dos Mascates, bem como também foi " pioneiro no país em liderar lutas que desaguariam em 1822 com a Independência do Brasil. Pernambuco se tornava o ‘Leão do Norte’ ou a ‘nova Roma de bravos guerreiros’, como sugere o hino do estado, de autoria de Oscar Brandão."

Sobre Recife: http://censo2001.recife.pe.gov.br/pr/seccultura/fccr/historia/cap10/textos.html.



Antes de encerrar o post, uma promoção, p/ quem quiser declarar seu amor por Pernambuco e concorrer a um ipod Shuffle (vai até 15/3)




Então, o que posso dizer, Pernambuco está de braços abertos p/ receber a todos, turistas, pessoas de outros estados que queiram fazer futuro aqui, empresas pra investir, etc... Não tenho absolutamente nada com o governo, nem me interesso por política _a não ser quando, de alguma forma, ela começa a atrapalhar minha vida (ou dos meus) direta ou indiretamente_, mas, aproveitando uma chamada que vi numa propaganda do governo do estado: "Pernambuco é muito mais pra você!", ou ainda outra: "Pernambuco é só chegar!". É esse o espírito!!! Ótimo carnaval p/ todos (não digo p/ quem for de fora vir brincar aqui ainda este pq já tá tudo lotado há muito tempo, rs...). E bom Pernambuco p/ vc!!! ;)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB


*Crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o "BBB"

"Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE..

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu
um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas
parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do
“zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o
negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou
piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta,
a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM
que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e
escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro
de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.


Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro
repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e
meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente,
chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros,
profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os
professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores
incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados.


Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína, Zilda Arns).

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro
estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a
"entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!




Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta
centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e
indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade"

* A crônica foi sobre a edição passada, mas diria que continua bem atual... Desculpem o sumiço (foi o corre-corre, problemas na internet, etc) vou tentar postar mais. ;)

Obs 1: os grifos não são meus, apenas reproduzi os destaques que foram dados no mail que recebi, ok? Mas achei que foram bem aplicados, rs... ;)

Obs 2: 1ª imagem foi do blog http://raciociniodiferente.blogspot.com/
          2ª imagem foi do blog http://analisedeconjuntura.blogspot.com/2010_06_01_archive.html

Obs 3: só peguei as imagens, não necessariamente concordo com o conteúdo desses blogs, ok? Pra ser sincera, mal li (é sempre bom ser prevenida, rs...)